O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil.  A estimativa é que, a cada 100 mil homens, mais de 66 desenvolvam a doença. Esse tipo de câncer se desenvolve quando a próstata passa a produzir descontroladamente algumas células, originando o tumor. Os principais fatores de risco são homens com mais de 50 anos, mas a doença começa a se desenvolver muito antes, por isso a prevenção e diagnóstico precoce são tão essenciais. Pessoas com parentes de primeiro grau, como irmão ou pai, que desenvolveram a doença também estão mais propensos, bem como maus hábitos de saúde também podem levar ao seu desenvolvimento.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não demonstrar sintomas. Quando aparecem, dentre os mais comuns está a bexiga desregulada – excesso ou dificuldade em urinar. Pode ser que neste momento nenhuma anormalidade seja observada ou que seja identificado um leve crescimento da próstata (fase benigna) ao toque. O diagnóstico é feito pelo exame Prostate-Specific Antigens (PSA), ou antígenos específicos da próstata, e pelo exame de toque.

Há dois principais pontos na prevenção do câncer de próstata: a realização dos exames frequentemente e adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que: Realize um check-up anualmente, faça o controle do colesterol, diabetes e pressão, pratique exercícios físicos regularmente, mantenha o peso ideal, evite cigarro e abuso de álcool, mantenha uma alimentação equilibrada.

A UPAE de Afogados da Ingazeira atende, desde 2014, os pacientes que compõem a X GERES, ofertando cotas de atendimentos médicos para a especialidade médica de Urologia, em que, desde sua abertura até hoje, já foram realizadas mais de 17 mil consultas especializadas nessa área, bem como exames complementares para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Segundo Dr. Saulo Silveira, médico urologista da unidade “É de extrema importância um atendimento de qualidade e solicitação de exames para a detecção de alterações na próstata precocemente, para prevenir o câncer na vida desses homens. Nós da UPAE estamos fazendo a nossa parte, e você está fazendo a sua? Procure o nosso serviço de urologia para cuidarmos da sua saúde”.