O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil.  A estimativa é que, a cada 100 mil homens, mais de 66 desenvolvam a doença. Esse tipo de câncer se desenvolve quando a próstata passa a produzir descontroladamente algumas células, originando o tumor. Os principais fatores de risco são homens com mais de 50 anos, mas a doença começa a se desenvolver muito antes, por isso a prevenção e diagnóstico precoce são tão essenciais. Pessoas com parentes de primeiro grau, como irmão ou pai, que desenvolveram a doença também estão mais propensos, bem como maus hábitos de saúde também podem levar ao seu desenvolvimento.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não demonstrar sintomas. Quando aparecem, dentre os mais comuns está a bexiga desregulada – excesso ou dificuldade em urinar. Pode ser que neste momento nenhuma anormalidade seja observada ou que seja identificado um leve crescimento da próstata (fase benigna) ao toque. O diagnóstico é feito pelo exame Prostate-Specific Antigens (PSA), ou antígenos específicos da próstata, e pelo exame de toque.

Há dois principais pontos na prevenção do câncer de próstata: a realização dos exames frequentemente e adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que: Realize um check-up anualmente, faça o controle do colesterol, diabetes e pressão, pratique exercícios físicos regularmente, mantenha o peso ideal, evite cigarro e abuso de álcool, mantenha uma alimentação equilibrada.

A UPAE de Afogados da Ingazeira atende, desde 2014, os pacientes que compõem a X GERES, ofertando cotas de atendimentos médicos para a especialidade médica de Urologia, em que, desde sua abertura até hoje, já foram realizadas mais de 17 mil consultas especializadas nessa área, bem como exames complementares para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Segundo Dr. Saulo Silveira, médico urologista da unidade “É de extrema importância um atendimento de qualidade e solicitação de exames para a detecção de alterações na próstata precocemente, para prevenir o câncer na vida desses homens. Nós da UPAE estamos fazendo a nossa parte, e você está fazendo a sua? Procure o nosso serviço de urologia para cuidarmos da sua saúde”.

     Ainda com foco nas ações do mês de setembro, a UPAE de Afogados da Ingazeira realizou uma série de ações em comemoração à Semana de Segurança do Paciente, que tem como tema do ano lançado pela Organização Mundial da Saúde: “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”. A Unidade realizou  uma programação com a colaboração da Comissão de Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), onde foi realizado palestra com o tema: A importância da colposcopia na gestação, bem como entrega de panfletos com medidas de prevenção ao COVID-19, orientações relevantes para os cuidados no exame de Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia.

    A Unidade Pernambucana de Atendimentos Especializados (UPAE) Dom Francisco de Mesquita Filho, em Afogados da Ingazeira, abriu processo seletivo (Nº 005/2021) para contratação imediata de profissionais (FERISTA) AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS e RECEPCIONISTA, a fim de desempenhar as funções inerentes à sua profissão. A vaga conta com prazo determinado de contratação. Os interessados devem encaminhar um currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 30 de novembro de 2021, com o assunto constando o nome completo do candidato e a função pleiteada. O resultado final será divulgado no dia 03 de dezembro de 2021. O edital com todas as informações está disponível no site da UPAE (http://upaeafogados.org.br/index.php/editais).

     Nesta quinta-feira (16), a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) Dom Francisco de Mesquita Filho, em Afogados da Ingazeira, realizou uma roda de conversa com os seus colaboradores, para um momento de reflexão com foco na campanha do Setembro Amarelo, que tem como objetivo principal prevenir o suicídio.

    Para este ano, o tema da campanha ficou "Agir salva Vidas", que busca desmitificar o assunto e difundir informações acerca dos fatores de risco e sinais de alerta, bem como das medidas que devem ser tomadas para auxiliar na prevenção ao suicídio. Para colaborar com a campanha dentro da UPAE de Afogados da Ingazeira, a Unidade contou com a participação das psicólogas Dra. Valéria Vasconcelos e Dra. Josilene Mendes, bem como a terapeuta ocupacional da unidade Dra. Núbia Layane. “ A gestão da UPAE se preocupa com a saúde mental dos usuários e  colaboradores, colocando-se à disposição para acolher, ajudar e direcionar da melhor forma possível com o objetivo de minimizar danos e contribuir no processo terapêutico da pessoa necessitada”, completa Daniele Moreno, coordenadora geral da UPAE.

Localização

© 2017-2022 UPAE Afogados da Ingazeira. Todos os direitos reservados